quarta-feira, 23 de junho de 2010

AÇÃO CIDADÃ NA VILA DAS TORRES EM CURITIBA, PR





Nome: Kauanna Batista Ferreira (Figura 1)

Sou moradora da Vila das Torres em Curitiba. Tenho apenas 18 anos, mas mesmo vivendo em uma Comunidade problemática, graças a Deus, aprendi com meus pais responsabilidade e noção de cidadania presente em poucos adultos.
Preocupada com o desenvolvimento do local onde vivo, resolvi ser voluntária em minha própria comunidade por entender que ser voluntária é uma forma de se descobrir e se sentir realizada, pois você sabe que está cumprindo sua parte enquanto cidadã.
Local de nascimento: (município/estado):

Curitiba, PR

Idade: 18
Telefone(s) para contato: 41 98061501

E-mail (se tiver): kauanna.pjc@hotmail.com ou kauanna.comunica@yahoo.com.br

Comunidade em que atua (descrição das características principais da comunidade):

A Vila Torres, ou Vila das Torres (antiga Vila Pinto e anteriormente Vila Capanema), onde eu resido é uma comunidade de Curitiba, com cerca de 9 mil habitantes. Está localizada nos bairro Prado Velho e Rebouças, ao longo da Avenida Comendador Franco, cuja extensão em São José dos Pinhais recebe o nome de Avenida das Torres. Começou como ocupação irregular e ainda hoje é, por vezes - julgo eu preconceituosamente - referida como favela.
Para mim, a Vila Torres é um lugar como qualquer outro, têm problemas  e soluções, pessoas boas ou não. Mas infelizmente ela ficou muito marcada pelos anos anteriores e por isto muita gente julga num todo Vila Torres e “moradores". Eu percebo, em muito lugares que vou, as pessoas esquecerem de falar de coisas boas que acontecem ali. Coisas boas são voluntários, pais, pessoas que se preocupam com suas famílias e para trabalhar fora, cuidam de seus bens, são pessoas meigas, amigas, educadas, inteligentes e talentosas que não se deixam abater pelo lado “ruim” que tende infelizmente a predominar na comunidade, dentre os quais podemos citar:
  • Violência
  • Tráfico
  • Saúde
  • Saneamento básico deficiente

O que motivou o início da atuação na comunidade:
Eu era uma menina fechada para a comunidade, pois só estudava, trabalhava, e fazia curso fora, ninguém me via por ali, muitos nem sabiam que eu era moradora da vila. Quando me viam, era no comercio de minha mãe. Quando andava pela comunidade sentia falta de algo, via o quanto estava precária a situação das crianças, principalmente. Eu tendo irmão mais novo, avaliava que ele mora na Vila e nem por isso é submetido ao que muitas crianças são. Então, após ser chamada para ajudar no evento Dia da Cultura Vila das Torres (Figuras 2 e 3) da comunidade, me animei e junto com os outros voluntários, começamos a ter idéias que hoje estão se concretizando. No evento, era apenas para eu digitar alguns documentos, mas idéias foram surgindo e assim a iniciativa e vontade de ajudar foi crescendo.
Resumindo posso dizer que o que me levou a iniciar a vida comunitária foi a carência de cultura que havia na comunidade.

Há quanto tempo realiza ações voltadas para a comunidade:

Faz um ano

Quais são as atividades já desenvolvidas:
Em primeiro lugar podemos colocar a criação do Centro de Apoio (Figura 4) onde tem sido realizadas várias atividades, dentre as quais se destacaram:
 Aula de informática: o Centro de Apoio contando com cinco computadores doados promove aulas de informática para inclusão social da comunidade
  • Distribuição de alimentos doados: alimentos doados por diversas pessoas e instituições tem sido distribuídos para as pessoas carentes da comunidade
  • Eventos festivos
Vale ressaltar o Dia da Cultura: realizado na Pracinha da Vila Torres ou Praça do Baleia. Este nome Praça do Baleia (Figura 5) é em homenagem a um de nossos colaboradores e morador da Comunidade que transformou um terreno de ribanceira numa praça.
  • Bazar beneficente: realizados para obtenção de recursos para o Projeto e são feito a partir doações que são vendidas a preços quase que simbólicos para que possam ter dupla finalidade permitir a obtenção pelas pessoas pobres da comunidade e gerar receita mínima para aquisição de alguns materiais


Quais ações são realizadas atualmente

Além das atividades, citadas no item anterior, e que continuamos fazendo, acrescentamos este ano duas atividades muito importantes

  1. Atividade de Contra Turno: esta atividade está sendo direcionada para cerca de 40 alunos e conta com apoio voluntário de uma psicóloga (atendimento psicológico) que nos tem ajudado sobremaneira. Até ano passado atendíamos as crianças ajudando-as em suas atividades escolares, mas não tínhamos algo estruturado. Este ano resolvemos cadastrar as crianças (40) e organizar uma atividade de Contra Turno (Figuras 6; 7 e 8). O que nos fez agir assim foi uma passagem muito interessante: “Algumas crianças quando não iam à escola por algum motivo, não ficavam em casa e pelo fato de que eu as ajudava iam correndo em minha casa e me perguntam se a Casa de Apoio estava aberta. Vi que elas sentiam falta e que nossa semente parecia estar interessando mais a elas que as atividades da rua”.
  2. Biblioteca Popular – Visando facilitar o acesso da comunidade a cultura e ao conhecimento instalamos uma biblioteca que tem servido tanto para as crianças atendidas por nossa ação voluntária (Figuras 9 e 10) como, também, aos adultos da Comunidade. A biblioteca fica em frente à Praça do Baleia que hoje está com a cara do Brasil. Ela está sempre cuidada, sempre têm pessoas ali que vão à biblioteca, pegam o livro e vão ler ao ar livre. As pessoas aceitaram muito bem essa  iniciativa e apóiam muito. O Baleia sempre está decorando a pracinha e cuidando dela, isso é bom, pois incentiva outras pessoas a zelar e cuidar do que é deles.
Ela funciona em um espaço alugado e bem ao lado de barzinho onde vende espetinhos e refrigerantes, mas que, na realidade, hoje foi transformado em um espaço de cultura com fotografias históricas da Vila.
Na biblioteca Popular além das leituras no local também são realizados empréstimos de livros e distribuição de livros para outras bibliotecas.
Vale ressaltar que para o futuro pretendemos além de estabilizar as ações atuais, alcançarmos outros sonhos. Temos intenção de formar um coral infantil, mas necessitamos de professores e músicos para tal atividade. Aprovado ou não, creio que devemos tentar fazer isso acontecer com apoio de voluntários e apoiadores. Pois os moradores gostam da idéia. Também temos o intuito de criar a Rádio Comunitária Vila Torres, algo que fortaleceria mais ainda a comunidade. Precisamos muito ainda a ajuda de outros voluntários, prefeitura, governo.  

Grupo ou grupos da comunidade (crianças, jovens, idosos, homens, mulheres, outros, todos) para o(s) qual (quais) são dirigidas as ações (informar número aproximado de pessoas).
A ação voluntária abrange o seguinte público:

  • Crianças cadastradas no contra turno (40)
  • Familiares das crianças e outros adolescentes e adultos que totalizam um atendimento mensal que varia entre 50 a 100 pessoas
Parece pouco para um Comunidade tão grande. Mas aprendi que se todos nós dividirmos, no bom sentido, nossa Comunidade grande em sub-comunidades e atuarmos nestas, poderemos certamente contribuir para a melhoria do todo. Para isto, basta que haja uma ação agregadora feita por algum Conselho Comunitário ou outra Figura de Planejamento Urbano próxima a ela. Felizmente estamos próximos da Pontifícia Universidade Católica – PUC que tem, de certa forma feito este papel permitindo que esforços menores como o nosso possa ter reflexo quando junto a outros desenvolvidos por grupos ou pessoas voluntárias.


Principais resultados alcançados

·         Aceitação e apoio da comunidade em geral e de entidades já antigas na região e do município.
·         Mudança no comportamento das crianças relacionado ao psicológico
·         A aceitação e curiosidade e freqüência diária na biblioteca, pois é um mundo novo e que lhes oferece um conhecimento rico.
·         Descobrimento do mundo virtual através do esforço de inclusão digital da comunidade
·         Ter, hoje, minha mãe Val, meu Pai Antônio (que são comerciantes); Lea, educadora e já é voluntária há alguns anos; Silvana, jornalista e comunicadora de uma instituição de Araucária, a Fundacen, administrada pelo Dr. Sinval, ao qual somos eternamente grata, pois só por ele nosso trabalho pode evoluir, acreditando em nosso potencial.
Importância desses resultados para melhorar a qualidade de vida da comunidade
VALORES HUMANOS - as pessoas começam a “acordar” e a descobrir seus direitos e deveres de cidadão, descobrem seu valor sua importância como pessoa, e começam a ir à busca de uma vida melhor.
VALORIZAÇÃO DAS CRIANÇAS – certamente, o apoio que estamos dando hoje às crianças carentes que atendemos no Projeto refletirá, no futuro, no comportamento cidadão que elas terão na sociedade. Esperamos que as crianças que hoje atendemos, ou pelo menos algumas delas, venham a serem nossos colaboradores voluntários no futuro

Relato de um acontecimento que mereça ser destacado

Destacarei em primeiro lugar o evento que me despertou, mesmo sendo uma adolescente, para o mundo do voluntariado e que me fez assim, em apenas um ano ter obtido resultados que julgo muito expressivos.
Este evento foi o DIA DA CULTURA VILA TORRES. Para realizá-lo conseguimos o apoio para instalação de um palco, onde durante um dia inteiro possibilitamos que membros da Comunidade tivessem a oportunidade de externarem seus talentos potenciais.
Foi um dia de integração em que as pessoas cantaram, dançaram, fizeram comédia, etc. Um dia em que cada um teve a oportunidade, inclusive, de se conhecer melhor e descobrir que dentro de si havia uma riqueza de pessoa capaz de conquistar sonhos desde que corressem atrás e buscassem com força. O pessoal amou. Todos ajudaram como puderam. Foi um dia muito lindo, em que todos foram amigos e irmãos, sem nenhuma diferença. Vale ressaltar, inclusive, a integração da Comunidade com a Polícia Militar (Figura 3), algo importantíssimo e até certo ponto inédito para uma Comunidade conhecida por elevada taxa de violência.
Outro fato bastante importante que não posso deixar de citar foi o Prêmio Voluntariado Transformador que nos incentivou, ainda mais, a continuar nosso trabalho de voluntariado. Ano passado fui vencedora na categoria “Todos trabalham pelo desenvolvimento”. Foi maravilhoso, mas não por tirar o primeiro lugar, isso também foi bom, mas o que mais se deve prezar nessa ação do CAV – Centro de Ação Voluntária são o reconhecimento, o incentivo, o apoio e a oportunidade que eles oferecem promovendo esse prêmio. Pois você assim pode ganhar experiência e frutos para continuar seu trabalho, o que é maravilhoso.
Recomendo para todos os voluntários que praticam qualquer ação em sua comunidade a participar, porque será mais um espelho para outros seguirem o mesmo caminho e será mais um que faz para a sua comunidade o melhor. Mais um que tem a vontade de mudar a história de cada pessoa, e de que ela seja a melhor história já vivida.  Com o mesmo espírito aceitei participar do Prêmio Betinho Ação Cidadã.



ANEXOS

Figura 1 – Kaunna Batista Ferreira

Figura 2 - Dia da cultura – início da ação voluntária de Kauanna

Figura 3 - Integração comunidade e Polícia Militar durante o evento Dia da Cultura

Figura 4 - Sede do Centro de Apoio estabelecido com o esforço comunitário “enzimatizado“ por Kauanna e seus apoiadores


Figura 5 - Pracinha da Vila Torres (Praça do Baleia)

Figura 6 - Foto de algumas crianças atendidas em atividades de contra turno

Figura 7 - Kauanna e crianças atendidas por sua ação voluntária

Figura 8 - Kauanna e crianças atendidas. Ao fundo Reportagens de jornais curitibanos sobre o seu trabalho de voluntariado


Figura 9 - Crianças na Biblioteca Popular montada pela ação voluntária de Kauanna

Figura 10 - Kauanna e crianças da comunidade na Biblioteca Popular instalada na comunidade a partir de do esforço voluntário.


Figura 11 - Pessoas da comunidade utilizando a biblioteca popular

Nenhum comentário: